domingo, 1 de abril de 2012

Primeiro de abril, sua calça caiu!!

Para quem ainda não atinou, hoje é primeiro de Abril, Dia da Mentira. É provável que ao ler este pequeno amontoado de letras você já tenha caído em alguma pegadinha, em comemoração à data, ou escapado de algumas tentativas.

Há algumas explicações para o primeiro de Abril ser considerado o dia da mentira, mas não há consenso, talvez porque algumas explicações já eram, digamos, inverídicas. Independente da origem da comemoração da data, gastemos algumas, pouquíssimas, linhas para falar da homenageada do dia, a Mentira!

Começamos a ter noção do que vem a ser mentira ainda na infância, quando ela nos traz em seu amago a semente de nosso primeiro embate moral. Somos ensinados que mentir é feio. Por outro lado, não podemos falar a verdade em algumas ocasiões pontuais, como por exemplo, avisar para algumas pessoas que elas de fato são bem estranhas. Responder a verdade quando somos perguntados se gostamos da cueca que ganhamos da vovó de presente de aniversário é certamente um erro. Punível inclusive. E assim começa nossa relação dúbia com a mentira.

Que ferramenta social é mais multiuso do que a mentira? Imaginemos...seu chefe te traz uma sugestão com aquele sorrisão e te pergunta: "Que achou da ideia?". Você arrisca dizer para o seu chefe a verdade? "Tá uma bosta?". Não é aconselhável.

Outra situação em que a mentira é muito, muito útil mesmo. Uma pessoa do sexo feminino te pergunta se, na sua opinião, ela está com algum percentual acima do peso indicado para sua compleição física. Nessa caso, você acha que a verdade seria uma resposta aplicável? Não caia nessa arapuca, meu(inha) fio(a)!!!

Também não queremos aqui em Ogroland ensinar que a mentira deve ser utilizada a torto e a direito. Como diz o velho jargão popular, quem fala demais dá...ops..não é esse...é aquele: há várias formas de se falar as coisas. É como disse um ogro conhecido meu, em um lampejo de iluminação filosófica: a sinceridade é o limite entre a hipocrisia e a grosseria.

E não se esqueça, em tempos de inclusão e politicamente correto, é muito feio discriminar a mentira só porque ela tem perna curta!

Feliz dia da mentira para todos! Um oferecimento: Marcenaria Geppetto!

17 comentários:

  1. Dia da mentira é legal :P Muito boa a postagem, parabéns.

    Passa lá?
    http://reload-aon.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Prezado Reload,
    A postagem ser muito boa é mentira de primeiro de Abril??
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  3. Prezado Lucas!
    É sim! Fomos informados!
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  4. Para existir mentira é necessário que haja a verdade. Mas a verdade, é que a verdade não existe.

    O que existe é a percepção que cada um tem de uma determinada situação.

    Na real: tudo depende do ângulo que cada um utiliza para apreciar determinado fato.

    ResponderExcluir
  5. Querido! Obrigada, sempre, por suas visitas tão gentis ao Lugarzito. É claro que pode citar a frase no Facebook, fique à vontade, hehehe... Seria uma honra. Por favor, se possível coloque também o linkzinho para ver se o pessoal se anima a visitar, combinado? ;-) Tem sido tão difícil conseguir leitores, por falta absoluta de tempo para fazer divulgação... Mais uma vez obrigadíssima pelo apoio, meu ogro preferido! Beijos e sempre muito sucesso procê!

    ResponderExcluir
  6. Prezada Bia,
    Seu comentário faz todo e o mais absoluto sentido.
    A essência do fato é sempre muito difícil de ser alcançada.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  7. Prezada Fernanda,
    Feito!!! Adorei aquela frase, assim como adoro o Lugarzito.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  8. Acho o dia da mentira muuito chato, aquele monte de piadinhas sem graça o dia inteiro! Aff
    Mas gostei do texto!!

    ResponderExcluir
  9. Prezada Tata,
    Fico feliz que tenha gosta do texto.
    Realmente há piadinhas do dia da mentira que são extremamente carregadas de mau gosto.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  10. Rapa, você tem razão, a mentira é uma ferramenta social multiuso indispensável pra viver bem em sociedade. haja vista o que acontece com Jim Carrey no filme O Mentiroso quando ele fica impedido de mentir... seria um caos rsrs

    Grande Abraço,
    Almir Ferreira
    Rama na Vimana

    ResponderExcluir
  11. Prezado Almir,
    Acredita que pensei no filme na hora em que estava escrevendo? Não faz sentido?
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo que muitas vezes se confunde falta de educação com sinceridade... tem horas que uma "mentirinha" é necessária! Porém, tem gente que acha que dona mentira é a rainha da cocada preta e merece pódio todos os dias. Aí não dá... para provarmos isso, temos nossos políticos de plantão. Aqueles fanfarrões que não dão um minuto de folga para essa dona siá!

    OBrigada pelo comentário lá no Umas e outras... gostei da sua visão sobre a frase que postei. De fato, daquela forma a posse da poesia se torna mesmo dinâmica.

    bjks

    ResponderExcluir
  13. Prezada Joicy,
    Falar de políticos brasileiros seria só para causar uma cachoeira de tristezas, sem trocadilhos com a atual situação de um certo senador.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  14. ESSA RELAÇÃO QUE TEMOS COM A MENTIRA É COMPLICADA. OS LOBISOMENS SEMPRE USAM DESSA ESTRATÉGIA DÚBIA PARA ATRAIR AS FÊMEAS HUMANAS PARA SUAS TOCAS.

    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com.br/2012/04/o-monge-e-o-licantropo-final.html

    ResponderExcluir
  15. Prezado Lillo!
    Seu danadinho! Lobinho mau, lobinho mau!
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  16. Eu fiz uma postagem usando o dia 1o de abril no meu blog, foi uma mentira perdoável, afinal era dia da mentira. A postagem trollou muita gente. Acho que causei muita raiva aos visitantes, e meu blog ainda era novinho.

    Veja a postagem: NASA descobre vida em exoplaneta

    hehe

    ResponderExcluir

Seu comentário será respondido aqui mesmo no blog pelo nosso Serviço de Atendimento ao Comentador de Ogroland (SACO)

Quem sou eu

Minha foto
Leia o Blog www.ogroland.blogspot.com.