sábado, 25 de junho de 2011

Pena de Morte - Ser ou já é?

Minhas observações deste território longe de Ogroland, um local que se chama Brasil, estão se tornando de cada vez mais difícil entendimento.

Dois fatos ocorridos nesta semana me chamaram bastante atenção e me causaram um tiquim de confusão, além de um grande cagaço, é claro.

Se existe uma coisa que tanto ogros quanto humanos valorizam ao extremo é a vida. Biologicamente todos nossos instintos são voltados para nossa sobrevivência e nos apegamos à vida, não só a nossa como também a de nossos entes queridos, com unhas e dentes.

Choca a nós ogros, porém, como é violento o mundo de vocês. E tem gente que ainda tem medo de ogro!!! Assusta como a vida pode ser tirada por motivos questionáveis, dia após dia, e apenas é motivo para notícia entre outras banalidades da mídia, como uma modelo provando que sua retaguarda anatômica, vulgo bumbum, não é de silicone. Total apatia frente à morte.

Não que os ogros sejam em sua totalidade bonzinhos, vide as histórias medievais que nos retratavam papando criancinhas, mas para preservar a vida de quem a preza, já há muitos séculos decretamos a pena de morte em nosso território. Ela não é a solução definitiva para criminalidade, mas em Ogroland quem tira uma vida propositalmente não tem a chance de tirar a segunda.

E ai entra minha pequena dificuldade de entender os fatos ocorridos esta semana. Parece que o assunto pena de morte causa arrepios na espinha dorsal da sociedade, envolvendo até aspectos religiosos. Um assunto sinistro e que creio eu, jamais vai ser discutido com relevância, até porque pelo jeito a pena de morte já existe, e os dois fatos desta semana me trouxeram a certeza disto.

Vejamos juntinhos leitores?

Caso 1 – Dois assaltantes entram em um ônibus coletivo após praticar um roubo. Não pagam passagem e, sem se anunciar como assaltantes, solicitam ao motorista que abra a porta da frente. O motorista se recusa a abrir a porta sem que seja efetivado o pagamento de R2,45 pela passagem de cada meliante. Resultado: o motorista foi condenado à morte pelos assaltantes. Foi julgado, condenado à morte e executado dentro do próprio ônibus, tudo na hora. O motorista, função que não é a mais bem remunerada do mundo, deixa sozinhos no mundo esposa e filhos, que com certeza não vão ser acolhidos por nenhum órgão protetor dos direitos humanos, outro assunto que será em breve discutido em Ogroland.

Caso 2 – Uma família, pai, mãe e filho (5 anos de idade) param em uma lanchonete na estrada. Descem do carro e um homem chama o pai da família, saca uma arma de fogo e dispara repetidas vezes sobre o rapaz, matando-o na hora perante esposa e filho. Crime de execução. O cunhado da vítima, segundo a imprensa, é o principal suspeito de ser o mandante do crime, por motivo de briga familiar por herança. Ora bolas, se foi executado é porque, assim como o motorista de ônibus, alguém o condenou a morrer. Seja o cunhado ou não, a pena de morte imposta a ele é ponto pacífico, se é que existe algo pacífico nisso.

Fica claro então, que a pena de morte existe, ela apenas não está do lado da lei formalmente instituída. Ela está nas ruas, e é utilizada amplamente por quem se julga no direito de tirar a vida de outra pessoa, por qualquer motivo. E vamos continuar vendo a morte chegar da forma como não deveria, arrancada a vida violentamente, por motivos cada vez mais idiotas, cada vez mais perto da gente. Duvido que tenha ao menos um leitor desta bostagem que já não tenha alguém conhecido vítima de uma morte violenta, causada por extrema covardia por alguém com uma arma na mão.

E fica aquela perguntinha que coça...será que se um bandido desses soubesse que se apertasse o gatilho, ele seria condenado à morte, ele pelo menos não pararia para pensar antes de atirar para matar?

34 comentários:

  1. O medo e o sentimento de revolta são tão grandes, que a gente chega mesmo a pensar se algo como a pena de morte não conseguiria diminuir esse tipo de violência; mas como, num país como o nosso, podemos acreditar que ela seria aplicada com justiça e correção pelo nosso judiciário?... juízes corruptos, polícia corrupta... acho que correríamos o risco dela ser usada como máquina de extermínio, vingança e arbitrariedades sem fim por quem está no poder. Difícil essa discussão, né?...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Lais,
    Que deleite literário um comentário seu em Ogroland!
    A discussão é difícil e talvez por isso ela nem ao menos exista. O medo dos impactos de se usar a pena de morte a mantém do outro lado da lei.
    A experiência atual que se experimenta de manipulação da justiça talvez seja um desses fatores, que abranda a lei ao invés de a endurecer na mesma medida em que endurecem os crimes.
    Beijogro e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. OGRO-MAN, VOCÊ ESTÁ CERTO EM IMPLANTAR A PENA DE MORTE EM OGROLAND, POIS O NOSSO PAÍS PRECISA DE UM EXEMPLO VINDO DE FORA, E NADA MAIS DISTANTE DO NOSSO PAÍS DO QUE OGROLAND (QUE FUTURAMENTE VAI ABRIGAR REFUGIADOS BRASILEIROS). SE UM BANDIDO SOUBESSE QUE IA MORRER AO TIRAR UMA VIDA, OU ELE PENSARIA DUAS VEZES, OU FARIA UMA ROLETA RUSSA COM A PRÓPRIA CABEÇA.

    TEM UM SELO NO MEU BLOG PRA VOCÊ. PEGUE-O: É UMA ORDEM! RSRSRSRS


    http://thebigdogtales.blogspot.com/2011/06/homenagem-do-hnsc-para-mim-e-para-voces.html

    ResponderExcluir
  4. Prezado Lobisomem,
    Não sou correios mas vou lá buscar meu selo!!!
    Os refugiados brasileiros serão bem recebidos em Ogroland!
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  5. Prezado Paulão,
    Bela frase. Jogou bem as palavretas.
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  6. Em Ogroland, a justiça deve ser bem feita...

    No país em que vivemos, chamado Brasil, onde somente os pobres, negros e minorias vão parar na cadeia, pena de morte seria um tiro no pé...

    Diariamente vejo na TV caso de pessoas presas e condenadas injustamente...

    Depois que se prende, pode se soltar...
    Mas depois que se mata, não haverá como trazer ninguém morto de volta à vida...

    ResponderExcluir
  7. Prezada Bia,
    Hoje ninguém nem na cadeia direito vai parar. Quem sabe a pena de morte não seria a forma de trazer mais seriedade a todo o processo criminal? O que não pode é amparado por argumentos do tipo que a lei seria mal usada ela nem ser cogitada. Então acabemos com todas as leis que possuem erro. E continuemos sendo mortos por qualquer coisa. Há assassinos confessos com vários crimes nas costas que estão ai na rua matando. Esses que eles estão matando também não se pode trazer de volta à vida.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  8. Pena de morte já! Exemplos perfeitos colocados pelo Sir Ogro...os bandidos já escolheram, vamos também fazê-lo, as cadeias estão lotadas de pessoas de péssima índole, que quando colocadas de volta a sociedade praticam novos crimes. Não há espaço pra mais bandidos em nosso país! Proponho extermínio!

    ResponderExcluir
  9. Prezadaa Rô,
    O extermínio já existe, só que os exterminados são as pessoas de bem, ou mesmo de mal, já que tá fácil demais matar.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  10. Um tema bem polêmico esse... discussão sobre pena de morte é sempre um caso a se pensar e a refletir antes de opinar. Mas meu ponto de vista é diferente da maioria, eu não tenho dó nem pena de assassinos cruéis, frios, sanguinários, dentre outras coisas, mas penso que a morte pra eles não seriam o melhor caminho. Mesmo porque eles iriam morrer e até poderiam se sentir aliviados por não serem obrigados a conviver com o peso de uma ou mais mortes nas costas. Penso que eles deveriam ser condenados a prisão perpétua e que trabalhassem de sol a sol para se sustentarem e pagassem também uma pensão para a família da vitima. E que todos os dias de suas vidas eles repetissem que são monstros e assassinos impiedosos e que mereciam morrer, como forma de tortura e caso algum tentasse o suicídio fosse imediatamente proibido de faze-lo. Parabéns por levantar um assunto que causa tanta polêmica ainda nos dias de hoje.
    Angels

    ResponderExcluir
  11. em certas ocasiões, a raiva fala mais alto, mas ninguém tem direito de tirar a vida de ninguém!
    beijokas
    http://wwwparedescolloridas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu era contra. Mas depois vi que os "direitos humanos" não valem para todos os humanos, aí liguei o "foda-se"!
    Hoje sou a favor, apesar de achar que isso ajuda muito pouco na contenção da criminalidade - pra mim, seria apenas questão de pagar pelo que se fez utilizando a lei de Talião (porque acho que antes de ficar todo mundo cego e banguela, alguém acaba entendendo a mensagem e parando de fazer coisa errada! Ou se ninguém presta, que morra todo mundo mesmo!). E principalmente, para a justiça não gastar dinheiro com quem não merece! Ficar sustentando bandido na cadeia...
    Mas não dá pra fazer isso no Brasil, porque como nada funciona aqui, muita gente inocente seria morta no lugar dos culpados... Tal tipo de pena requer uma justiça de alta competência!

    ResponderExcluir
  13. Prezada Angels,
    Sua idéia de botar os meliantes pra sustentar as famílias das vítimas é muito boa. Vou propor ela em Ogroland.
    Beijogro!

    ResponderExcluir
  14. Prezada Fabby,
    Sei não... sei não. E uma vida que já tirou a vida de outros e vai tirar mais?
    Complexo.
    beijogro!

    ResponderExcluir
  15. Prezada Kurbis,
    Vejo que a maioria aprova a idéia, mas teme pela ineficácia da justiça desse território chamado Brasil. É como na China em que o rapaz estava para ser executado pela morte da esposa e a jararaca apareceu quase na hora.
    Penso que enquanto não se endurecem as leis continuaremos no açougue. Para bandido quanto mais alma tiver nas costas melhor, ajuda a não virar mocinha na cadeia.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  16. Vamo lá ogrão !

    Talves em ogroland, os criminosos que pagam com pena de morte sejam realmente os culpados pelos crimes que cometeram...aqui no Brasil,ainda tem muito inocente na cadeia e muito bandido na rua. Se vc mata um inocente por engano em uma cadeira eletrica como sera possivel remediar ?

    E tem ainda o fato que não se pune um crime cometendo um da mesma natureza, vc entra em equevalencia e deturpa os designios de justiça !

    obrigado pelas visitas que estão se tornando frequentes...!!

    abraço !

    ResponderExcluir
  17. Vc está certo! Pena de morte existe, como vc disse, à duras penas. Basta alguem decidir e nós também seremos condenados. Somos jogados ao matadouro todo tempo.
    É a vida... ou a morte. Nem sei mais!

    Parabéns!

    Tem postagem nova, passa lá!

    BeijO*-*
    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. O problema é que vai ter muito troxa que vai morrer de graça... Um traficante que tiver um cliente que não paga pode muito bem convencer um mané a ir lá e executar o individuo, e aí quem vai ter que pagar pelo crime é o mané, e não o traficante, ou os dois, como deveria ser feito.

    ResponderExcluir
  19. cara, o segundo caso me comoveu, que mundo cruel, onde se matam um pai de família na frente de um filho!
    eu sou totalmente a favor da pena de morte, com certeza, um assassino pensaria duas vezes se soubesse que também seria assassinado.



    \tô aki retribuindo comentário, mto obrigada, pessoas como vc, são a essência para a existência do meu blog



    www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
    visita o meu blog? me dá esse prazer vai ;)

    ResponderExcluir
  20. concordo com vc, a pena d morte ja existe, porem eh aplicada d forma errada.
    [nao q a pena d morte tenha uma forma certa d c aplicar. não acho correto tirar a vida d alguem,
    mas tbm não acho justo alguem acabar com uma familia e ainda podr continuar vivo.]

    o mais lamentavel eh q podm ser tomadas n tipos d medidas diferentes, mas nenhuma delas serah usada efetivamente em um pais corrupto como o nosso.

    Serah q existe alguma solução para o termino da violencia? Eu creio q não.



    grande beijo

    http://cabecafeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu sou a favor da pena de morte. Não entendo esses papos de direitos humanos, como chamar de SER HUMANO alguém que mata, estupra, rouba, sequestra e tortura?

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  22. Sensacional, Sorin! Eu sou a favor da pena de morte. Já escrevi um texto sobre isso no 1º ano de ensino médio e fui ridicularizado pelo professor. E olha que, modéstia parte, eu escrevo bem. A maioria dos crimes são cometidos por reincidentes. Direitos humanos? Quem mata, perde o direito de viver.

    ResponderExcluir
  23. Prezado Victor,
    As visitar são frequentes em seu blog porque ele é muito bom mesmo.
    Quanto à pena de morte cada noticiário fico mais convencido que chegou a hora. Que se façam os mecanismos necessários, mas a bestialidade dos crimes que estão sendo cometidos tem que ser punida a altura.
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  24. Prezada Evelin,
    O treco é rezar. Se algum bandido te escolher pra vítima não há salvação. Pelo menos a punição tem que ser exemplar.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  25. Prezada Ana,
    Que se façam os ajustes e as correções necessárias, mas alguns crimes, eu pelo menos acho, pela covardia e planejamento, mereciam a morte.Mas como diria Gandalf, se não tivemos o poder pra dar a vida daquela pessoa, podemos tirar? Que citação grotesca...
    Beijogro

    ResponderExcluir
  26. Sobre executar inocentes com a pena de morte, eu tenho uma opinião. Sei que quando se trata de vidas, não podemos pensar em números. Mas, infelizmente, para os bandidos e para o governo, somos apenas número.

    Você pode até executar um ou outro inocente com a pena de morte, mas creio que serão poucos casos. Por outro lado, você poderá poupar 4, 5, 6, 10, 20 vidas inocentes executando apenas um bandido.

    Mas de qualquer forma, a pena de morte seria uma pena máxima aplicada em casos de homicídio doloso.

    ResponderExcluir
  27. Prezada Cabeça Feminina,
    Ficamos felizes com sua visita.
    Pessoas de bem estão sendo mortas a granel.
    É sabido que grande parte dos assassinatos ficam até sem solução. Nunca se descobre quem matou.
    É um impunidade total.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  28. Prezado Tarcisio,
    Do jeito que tá hoje é que não pode ficar.
    Os crimes são cometidos com uma tranqulidade e sangue-frio que impressionam. Nem polícias são respeitados mais. Tem gente que chega aos dezoito anos com mais morte nas costas do que dedos em uma mão. E ai? Vai poder continuar matando até quando?
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  29. Prezada Camila,
    Quem mata e estupra passa de assassino e estuprador para detento, e ai goza de todo o privilégio da lei e são bem sustentados pelos impostos que as famílias das vítimas pagam. E ainda por cima tem toda a cobertura dos órgãos de direitos humanos.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  30. Olha, eu acho que apesar dos casos mais graves ninguem merece pena de morte, certo que a justiça no Brasil não é lá essas coisas, mas Deus nos deu a vida e acredito que só ele pode nos tirar, por mais que a pessoa seja muito pecadora, hoje as coisas não tão bem assim mas ainda pretendo acreditar nisso, se a justiça não presta para colocar essas pessoas em uma pena realmente de futuro a gente não pode fazer nada, mas acho que a morte não é a melhor solução pois poderá revoltar familiares e pessoas proximas podendo leva-las para o crime...
    Depois da uma passadinha no meu blog ;D

    http://www.noindoevindodoinfnito.com/

    ResponderExcluir
  31. Pra mim é o seguinte, o cara estuprou... vai ser estuprado, o cara roubou, vai perder tudo o que tem, o cara matou... MORRE!

    ResponderExcluir
  32. Prezada Raquel,
    Deus nos deu a vida e apenas Ele poderia tirá-la, mas como tem gente que não respeita essa lei básica, acho que a lei também não deveria valer para eles. A questão que gostaria de levantar, e que acho difícil alguém discordar, é que eu acredito que alguns crimes extremamente cruéis não seriam cometidos se o bandido soubesse que seria legalmente executado por isso.
    Agradeço sua visita! Volte sempre, Raquel!
    Vou lá no seu blog.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  33. Prezado Lucas,
    Como pelo jeito a humanidade não evoluiu, a lei vai ter que voltar a ser essa, a do olho por olho, dente por dente.
    Abraçogro

    ResponderExcluir

Seu comentário será respondido aqui mesmo no blog pelo nosso Serviço de Atendimento ao Comentador de Ogroland (SACO)

Quem sou eu

Minha foto
Leia o Blog www.ogroland.blogspot.com.