domingo, 31 de outubro de 2010

Halloween em Ogroland

Hoje fui surpreendido pelo meu filhote, Gabiogro, com a seguinte pergunta:


- Papai, você gosta de Halloween?

Respondi sem pensar duas vezes:

- Não, não gosto.

Essa restrita informação não contentou meu pequetito, e foi replicada com o inevitável “por que papai?” A minha tréplica foi a mais clichê possível, de que a festança de Halloween não tem relação com nosso país, não é nossa, então num gostcho.

Entrei no carro, liguei o som, e coloquei um CDzim de rock para embalar meu caminho de volta. O primeiro acorde de For Whom The Bell Tolls, do Metallica, também foi um grito de acorde e minha ogra cabeça estalou! Que fina ironia! Falo que não gosto de Halloween por ser uma festa ééééstrangeira e gosto de rock como se ele não o fosse.

A diferença é que quando eu era da idade que meu pequeno rebento tem hoje não havia o Halloween aqui, mas já existia o rock, portanto, ele de certa forma já estava impregnado na sociedade em que eu nasci e cresci. E não é só de rock que podemos falar. Nossa representação cultural como um todo, não é sempre composta pela união dos mais diversos aparatos importados dos mais inusitados lugares?

Ora, ora, pensemos: Em Ogroland, há uma cultura local? Ogroland, para quem não sabe, por ser um território extremamente democrático desde o início de sua história, séculos antes de Cristo, vem recebendo imigrantes das mais diversas nações, o que dificulta a identificação da cultura ogra original, que era oral e não foi registrada, caso similar ao dos Celtas, não o carro, o povo.

Neste território as culturas dos mais diversos países se fundiram, o que torna impossível a rejeição de um ou outro elemento por não ser oriundo de nossas terras. Não sei como é ai no país de vocês, nobres leitores, mas aqui é um baita mexidão.

Hoje associamos o Halloween aos EUA, porém, as origens dessa festividade são Celtas, que comemoravam entre 30.10 e 02.11 o Dia dos Mortos, passaram pela Idade Média, onde ganharam do Tribunal do Santo Ofício o carimbo de Dia das Bruxas, e foram processadas no caldeirão comercial americano que consegue transformar até velório em sucesso de vendas. Bruxa também há em um país chamado Brasil, segundo maior leitor mundial de Ogroland, tendo em vista que a Inquisição chegou a catar uma e outra bruxinha por lá e exportou-as para Portugal, para participar dos famosos Autos-de-Fé.

Assim sendo, revi minha posição. O Halloween é apenas mais uma peça nesse variado quebra-cabeça que jamais acaba e nunca está pronto, que chamamos de nossa Cultura. Assim sendo, me aproprio do velho chavão americano para finalizar esta bostagem e questiono, senhoras e senhores, gostosuras ou travessuras? Ou ambos????

19 comentários:

  1. Querido ogro,
    Para o caso de ainda não havermos considerado formalmente o halloween como parte de nossa cultura, devidamente "aculturado" de outras bandas, temos hoje a oportunidade de inaugurarmos o primeiro halloween essencialmente verde e amarelo, com direito a uma senhora representante bruxa. Pois cada povo tem o dia das bruxas que merece...

    ResponderExcluir
  2. Prezada Elza,
    Por não ser residente de seu país, e não acompanhar tão de perto os acontecimentos do mesmo não compreendi totalmente o seu comentário. Estaria você comentando o resultado das eleições do seu Brasil?
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  3. Prezado Macaco Pipi,
    Trolls são nossos parentes próximos, mas somos Ogros, não se confunda.
    Abraçogro

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto do Halloween por ser uma festa tematica e bem divertida. Na verdade a diversão só vejo em filmes mas se formos analizar seriamente sobre esse dia, isso faz com que as crianças peguem afinidades à coisas macabras. Mas isso já é outra história.
    Sucesso com seu blog.
    Abraçogro!

    ResponderExcluir
  5. E mujito obrigada por visitar meu blog. Sempre ouvi o nome de Johnny Cash mas nunca parei pra saber quem era ou que estilo de música cantava até ver o filme.
    :)

    ResponderExcluir
  6. Prezada Mariana,
    Pois é. A festa é de tom meio macabro desde o começo, já que inicialmente era pro povo ter contato com os mortos.
    Não tinha pensado nesse ponto, das crianças terem uma festividade que ao invés de uma temática alegre e infantil traz a morte como mote.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  7. agora entendi a mera conhecidência com o dia dos finados...claro, quando as portas do semitério estão abertas...
    ainda bem q naum eh festa popular brasileira , pois se fosse, diriam q eh da bahia (sou baiano)
    rsrsrsr ,,..kkk

    ResponderExcluir
  8. Prezado M3,
    Como você bem observou é uma mera coincidência proposital. De qualquer forma como a cultura celta se dissipou nos ventos dos tempos, é difícil ter certeza se essas informações são verídicas. A do dias das bruxas dá, mas também não sei até onde vai história documentada e onde para a sabedoria popular.

    ResponderExcluir
  9. bom p mim oq eu gosto eh da festa...rsrs...abçs

    http://vauneiguimaraes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Prezado Vaunei,
    Estando bom para ambas as partes, faça-se o acordo.

    ResponderExcluir
  11. ambos com certeza !!!! olha concordo é uma coisa que se agrega ao nossos costumes culturais digamos assim e isso é muito bom ! Unica pena é que nosso Saci já não faz mais tanto sucesso quanto o Jason , e aquelas abóboras !!! mas talvez esteja na hora do nosso querido saci SE ATUALIZAR e acompanhar novos tempos

    ResponderExcluir
  12. o halloween sempre foi uma coisa que eu invejei quando via em filmes...axo muito interessant,o significado,a origem,as festas...
    eles tem o halloween e agente o carnaval aff,eles não querem trocar não???rsrsr

    ResponderExcluir
  13. acho um pouco sem nexo esse "preconceito" que algumas pessoas tem com halloween por ser entrangeiro, sendo que várias coisas do nosso dia dia tbm são, assim mais ou menos como vc concluiu ao final da BOStagem! hauihauihauia

    aaah, for whom the bell tolls é minha música preferida do metallica, e dalhe o inesquecivel CLIFF BURTON \o/ hahaha

    http://teenager-whore.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Prezada Gabi,
    REalmente nossos pequenos heróis folclóricos estão em desvantagem para competir com jason e cia limitada.
    Assim fica difícil e caso a mídia nacional não faça força, nossos personagens vão se perder.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Pamy,
    Não recomendo trocar o Halloween pelo Carnaval e explico o porquê do meu modo de pensar. O Halloween é um dia só e o Carnaval são pelo menos dois dias e meio de feriado...

    ResponderExcluir
  16. Prezada Daiah,
    Você pensa da mesma forma que Ogroland concluiu após uma reflexão mais refinada de conceitos festivos nacionais.
    Numa cultura impregnada de elementos estrangeiros, porque o preconceito com apenas mais um?
    Concordamos com seus comentário sobre o Ogro Burton.
    Beijogro

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Prezada Bia,
    Não abra mão das gostosuras.
    Beijogro

    ResponderExcluir

Seu comentário será respondido aqui mesmo no blog pelo nosso Serviço de Atendimento ao Comentador de Ogroland (SACO)

Quem sou eu

Minha foto
Leia o Blog www.ogroland.blogspot.com.